Redação ENEM 2018

Redação ENEM 2018

A redação ENEM é a principal avaliação do exame. Isto porque é onde verdadeiramente o aluno irá mostrar sua habilidade e capacidade de administração de seu conhecimento para com assuntos diversos relacionados a tema de grande importância para sociedade. Por isso, para garantir o sucesso na prova é preciso que esteja bem afiado com a redação ENEM 2018. Estar afiado significa estar informado sobre todos os assuntos que cercam esta avaliação. Quer se informar um pouco mais sobre esta avaliação? Leia o artigo abaixo!

Redação ENEM 2018
Redação ENEM 2018 – Confira os possíveis tema da redação e dicas para escrever uma excelente redação.

Redação ENEM 2018

A redação é uma das avaliações que constituem o segundo e último dia de prova do ENEM. Ela é temida por muitos pois o conteúdo pedido nesta redação só é revelado no momento em que a prova é entregue aos participantes em sala de aula. Por isso, exige que o participante esteja bem afiado sobre tudo o que tem acontecido nos últimos meses.

Devido a redação do ENEM, o último dia de aplicação de provas é o mais longo. Para que dê tempo suficiente do candidato desenvolver seu texto, os organizadores aumentam mais uma hora no horário habitual. Isto quer dizer que, no primeiro dia a duração fica em torno de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio 2018, o tempo é estimado em 5 horas e 30 minutos.

Como fazer uma boa redação para o ENEM

Para conseguir desenvolver uma boa redação no ENEM é necessário que o participante esteja atento a vários pontos, são eles:

  • Planejamento: Possivelmente sem um planejamento a chance de sua redação ser bem-sucedida é quase nula. Isto quer dizer que os participantes devem montar uma pequena estrutura de sua redação na folha de rascunho informando em qual determinado parágrafo irá alocar tal informação. Essa atitude evita que o texto fique bagunçado ou com informações desconexas. Fazer o planejamento também permite que o participante ganhe tempo.
  • Uma boa ideia é se inscrever no portal Hora do ENEM, do Governo Federal, que dá gratuitamente dicas para a redação e ideias de estudo para você que quer se candidatar a uma vaga pelo PROUNI ou pelo SISU. Para participar, basta
  • Desenvolva um texto bem estruturado: Para que seu texto seja considerado bom, é necessário que ele tenha uma estrutura clara, com uma introdução, apresentando o tema da prova e encadeando o desenvolvimento, o desenvolvimento da dissertação do tema, que vai demonstrar o seu conhecimento sobre o tema da prova, e a conclusão, na qual você retoma os principais argumentos para encerrar o debate ou propor uma solução.
  • Ortografia: Para ganhar a nota máxima na redação ENEM 2018, o participante também deve estar afiado na ortografia. Por isso, caso ainda cometa alguns deslizes na língua, estude com uma gramática e também leia muito, seja revista, livros, jornais, etc.
  • Revisão: Caso você tenha tempo disponível, é importante revisar o seu texto antes de passar a limpo. Assim você pode captar inconsistências gramaticais, ou o desenvolvimento de ideias e frases que não tenha ficado muito claras durante o desenvolvimento do seu texto.
  • Atento as notícias: O tema pedido na redação do ENEM é assunto recorrente que está sempre presente na mídia. Portanto, fique atento aos telejornais, jornais, portais de notícias, e informe-se sobre tudo o que tem acontecido no mundo.

Possíveis temas redação ENEM

Outra forma de se preparar para avaliação é entender os possíveis tema da redação do ENEM 2018 que muitos professores de cursinhos pré-vestibulares apostam. Para este ano, muitos deles aposta numa redação que possa abordar algum desses seguintes temas:

  • Sustentabilidade;
  • Geração de energia;
  • Agropecuária e impactos ambientais;
  • Mobilidade urbana;
  • Escassez de água no Brasil e recursos hídricos.

Por isso, previna-se, procure entender todos os temas para que tenha conteúdo no momento de redigir sua redação.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *