Pronatec 2018

Pronatec 2018

O PRONATEC foi criado em 2011 para ajudar as pessoas que perderam seus trabalhos a se atualizarem e a ficarem mais preparadas em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Essa iniciativa tem ajudado milhões de trabalhadores a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho. Em 2018, o estudante que quiser ingressar no Programa de Aceleração ao Ensino Técnico e Emprego vai contar com uma série de novidades, como novos cursos, novas instituições de ensino, proporcionando mais vagas e oportunidades de carreiras para que quiser estudar através do Pronatec 2018.

Pronatec 2018
Pronatec 2018 – Confira os cursos disponíveis no Pronatec 2018

Quer saber mais informações sobre o Pronatec 2018, ver quais vagas estão abertas, como se inscrever e outros conhecimentos importantes sobre esse programa? Então, acompanhe esse texto até o final e descubra tudo sobre essa oportunidade de recolocação profissional.

Pronatec 2018: inscrições

As inscrições para o Pronatec 2018 são feitas através do portal do Ministério do trabalho, preenchendo seus dados, como Estado e Município em que você mora, para verificar quais vagas estão mais próximas e acessíveis para a sua condição. Com esses dados, o próprio sistema já oferece quais os cursos, os quais, estão disponíveis para serem feitos e qual o processo de seleção, o qual, não é único e varia de caso a caso.

Por exemplo, algumas instituições fazem uma prova, para avaliar qual o nível dos candidatos e selecionar os melhores. Outras, fazem uma análise sociocultural, para identificar quem são os candidatos que mais necessitam da vaga para se restabelecer no mercado de trabalho.

Por fim, uma última forma de seleção, é ver o tempo que a pessoa está desempregada, isso acaba sendo levado em consideração. Já que uma pessoa, a qual, está dois anos desempregada acaba tendo prioridade no Pronatec 2018 do que alguém que acabou de ser demitido e teoricamente, tem uma situação mais confortável.

Pronatec 2018: Como se Inscrever

Agora que já conhecemos um pouco sobre esse programa, vamos saber como se inscrever nele. Um primeiro passo é entrar no site oficial dessa iniciativa, no link http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/, depois, deve-se preencher todos os campos selecionados, como o seu Estado, o Município no qual você deseje ter suas aulas e qual a sua Escolaridade.

O processo seletivo do Pronatec utiliza critérios para classificação dos candidatos como rendimento no resultado do ENEM e condições socioeconômica dos candidatos, balanceando que precisa de mais apoio e quem tem mais condições de se profissionalizar.

Vagas Pronatec 2018

Para esse ano de 2018, são mais de duas mil vagas oferecidas pelo Ministério da educação, as quais, são preenchidas por uma série de critérios, estabelecidos pelo Governo e os quais, tentam fazer uma seleção justa dos candidatos escolhidos para participar do programa.

Vagas Pronatec 2018
Vagas Pronatec 2018 – Confira as vagas disponíveis no PRONATEC 2018

Pronatec 2018 Senai e Senac

Um aspecto bastante interessante sobre o Pronatec 2018 é que ele mais uma vez, vai manter uma cooperação com as quatro instituições mais famosas em relação a cursos técnicos, Senai, Sesi, Sesc, Senac.

Assim, quem ingressar no Pronatec 2018 terá uma enorme oportunidade de se reciclar e se atualizar sobre alguns dos itens mais importantes de todo o mundo do trabalho. Isso acaba sendo uma chance incrível que o Pronatec 2018 oferece de graça, para os candidatos selecionados a ingressarem no programa.

ENEM 2018

Fazer o ENEM 2018 não é um pré-requisito para participar do PRONATEC 2018. O Pronatec é voltado especialmente para estudantes de Ensino Médio, que ainda estejam cursando o mesmo, ou que tenha deixado o ensino incompleto. Trata-se de uma janela de oportunidades justamente para o trabalhador de nível médio conquistar uma vaga no mercado de trabalho através do ensino profissionalizante.

Pronatec 2018 Cursos
Pronatec 2018 Cursos – Confira os cursos disponíveis no Pronatec 2018

Se você já cursou o ensino médio e fez o ENEM, pode aproveitar a sua nota para participar do SISUTEC 2018 – Esse programa é voltado justamente para trabalhadores e estudantes que já concluíram o ensino médio, e buscam uma profissionalização de nível superior. Para fazer a inscrição no Sisutec 2018, o critério utilizado para a seleção dos alunos é justamente a nota do ENEM.

PEP – Parcelamento Estudantil Privado

O Parcelamento Estudantil Privado -PEP- é uma iniciativa que permite o estudante aderir a um curso de profissionalização e pagar até 70% do valor das mensalidades após a conclusão do curso. Dessa forma, o aluno vai poder arcar com os custos do estudo depois que estes já lhe estejam dando frutos em sua carreira profissional.

Para participar por PEP, você precisa estar matriculado em uma universidade que tenha vínculo com o Programa.

Embora possua bastante similaridades com o FIES – Financiamento Estudantil, do Branco do Brasil, o PEP não possui vínculos com esse, e suas regras são distintas a esse. Você pode, inclusive, simular o parcelamento do seu curso, para se planejar como é a melhor forma de parcelar os seus estudos.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *