Nota Enem 2018 – Resultados Enem

Após a realização da prova, o momento é esperar pela nota ENEM 2018. Infelizmente, o resultado do ENEM não é divulgado na mesma agilidade que os vestibulares em faculdades privadas. Isto porque são milhares de provas para serem corrigidas, assim como redações para serem analisadas de forma manual por professores de todo o País. Portanto, isto exige um pouco de tempo por parte da organização do exame. As notas do ENEM só são divulgadas no ano posterior à realização, mais precisamente nas primeiras semanas do mês de janeiro.

Nota ENEM 2018
Nota ENEM 2018 – Conferência das notas do Exame

Nota ENEM 2018

Com a nota do Exame, o estudante pode ter acesso a programas educacionais do governo federal, são eles:

  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES);
  • Programa Universidade para Todos (Prouni);
  • Sistema de Seleção Unificada (SISU);
  • Ciências sem Fronteiras;
  • Sisutec.

Atenção: A partir de 2017, não será mais possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para receber a certificação de conclusão do ensino médio. Para isso, será necessário fazer a prova do ENCCEJA.

Nota enem 2018
Nota do ENEM 2018

A nota ENEM 2018 é divulgada de forma individual no painel do participante. Isto quer dizer que o estudante deve fazer login no seu sistema e consulta-la.

As notas do exame estão organizadas de forma individual. Por tanto, existirá cinco notas diferentes, correspondente às especialidades de:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias e também a redação do ENEM.

Para saber a média da nota do ENEM 2018, o participante deve, na ocasião, somar as notas de todas essas disciplinas e dividir pelo numeral cinco – número correspondente à quantidade de disciplina. Mas, em muitos cursos, o estudante não deve se apegar a esta média. Para selecionar os alunos, as universidades podem levar em conta determinada nota de uma disciplina do ENEM.

Confira o que fazer com a nota do ENEM
Confira o que fazer com a nota do ENEM

A nota do ENEM para treneiros costumam demorar mais um pouco para serem divulgadas. Portanto, primeiramente, a prioridade é das pessoas que precisam dessa nota para conseguir uma vaga numa universidade pública ou privada. Em 2016, as notas dos treineiros foram divulgadas no mês de março.

Para construir a nota ENEM 2018 dos participantes, a organização do exame não leva em conta a quantidade de acertos. Isto quer dizer que eles optam a correção por meio de um sistema chamado de Teoria de Resposta ao Item, mais conhecido pela sigla TRI. O objetivo para escolha desse método consiste em desvalorizar aqueles que “chutam” às respostas das questões, prejudicando dessa forma quem verdadeira estudou meses para o exame.

Cada questão do exame é dada um certo peso, correspondente a fácil, médio e difícil. O participante que acerta muitas questões médias e difíceis, e erra as fáceis, possivelmente, chutam as respostas. Portanto, a coerência desta atitude é passada para a nota final do participante. A implantação desse método gerou muita polêmica, no entanto, hoje trata-se de uma forma de correção totalmente segura e eficaz.

Nota ENEM 2018 para o PROUNI

Uma das melhores oportunidades para os estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio que tirarem boas notas no ENEM é a possibilidade de participar do PROUNI, o programa do Governo Federal que distribui bolsas de estudo no ensino superior para estudantes de baixa renda.

Para participar é necessário:

  • Possuir uma renda familiar mensal de até 1 salário mínimo por mês para concorrer à uma bolsa de estudo integral;
  • Possuir uma renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por mês para concorrer à uma bolsa de estudo parcial de 50%.

Caso o estudante seja selecionado para uma bolsa, é necessário comprovar a renda familiar através de uma extensa documentação. Ao ser selecionado, você deve consultar junto ao site do PROUNI a lista de documentos necessários para poder ser contemplado pelo ENEM.

Está com alguma dúvida sobre a nota ENEM 2018? Conte-nos na área de comentários abaixo para que possamos solucioná-las.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *